“A iluminação pública de Aparecida será a melhor do estado de Goiás”, afirma Vilela

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, formalizou nesta quinta-feira, 27, um contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com o Consórcio Luz Pública Aparecida. O objetivo é modernizar, operar e realizar a manutenção da iluminação pública da cidade. O projeto começará já em março, com a substituição de todas as lâmpadas fluorescentes e incandescentes por luminárias de LED, que são mais eficientes, econômicas e de maior durabilidade.
A previsão é que, até o final deste ano, cerca de 60 mil pontos de iluminação na cidade recebam as novas lâmpadas de LED. Durante o período de 24 anos do contrato, o número pode chegar a 73 mil pontos, sem custos adicionais.
O investimento inicial é de R$ 160 milhões, podendo atingir um total de R$ 581 milhões ao longo da vigência do contrato.
Na cerimônia, o prefeito Vilela esteve acompanhado pelo vice-prefeito João Campos, o ex-prefeito Gustavo Mendanha, o assessor especial do governador Ronaldo Caiado, Euler Morais (que representou o vice-governador Daniel Vilela), e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Wagner Siqueira. Durante o evento, Vilela destacou os benefícios da PPP e explicou que as novas luminárias de LED consomem até 75% menos energia em comparação às antigas lâmpadas, o que pode gerar uma economia superior a 60% nas contas de eletricidade da cidade.

“O sistema de iluminação de Aparecida será o mais avançado de Goiás. Com a instalação de LEDs por toda a cidade e um sistema automatizado de monitoramento das luminárias, daremos um grande passo em termos de qualidade de vida e segurança para os 600 mil habitantes da nossa cidade, que é maior que seis capitais brasileiras”, garantiu o prefeito Vilela. Ele recebeu de Gilsão Meu Povo, presidente da Câmara Municipal de Aparecida, o reconhecimento por implementar a Parceria Público-Privada (PPP) para a iluminação pública, um projeto que estava em desenvolvimento no município há vários anos. “O povo de Aparecida está satisfeito com essa ação da prefeitura, que proporcionará iluminação para toda a cidade.”
De acordo com o contrato, o serviço será realizado com equipamentos de alta qualidade e resistência comprovada. As luminárias de LED oferecem um fluxo luminoso superior e uma reprodução de cores mais fiel, o que melhora o conforto visual. Além disso, elas permitem ajustar a intensidade da luz conforme a necessidade, e têm a capacidade de, no futuro, transmitir dados e imagens (Wi-Fi). As luminárias de LED funcionarão com uma temperatura de cor de 4.000 graus Kelvin, proporcionando uma luz branca neutra.
Monitoramento em tempo real
O controle será feito por meio de um software que monitorará, em tempo real, a situação da iluminação pública em Aparecida, identificando possíveis falhas nas luminárias para que possam ser corrigidas rapidamente. Com um aplicativo de celular, qualquer morador poderá informar sobre o mau funcionamento de uma luminária. Isso foi confirmado por Renato Rosatti, representante do Consórcio Luz Pública Aparecida, que acrescentou: “Aparecida pode inovar mais uma vez, implementando futuramente um sistema revolucionário de segurança pública que transmitirá os dados da iluminação pública, permitindo à Prefeitura controlar o trânsito, a movimentação da cidade e até ajudar na busca por pessoas desaparecidas.”
O secretário Wagner Siqueira destacou que “toda a estrutura atual da iluminação pública será substituída, proporcionando maior eficiência, segurança energética e melhor qualidade de vida para os moradores. Com isso, recursos que eram destinados ao sistema antigo poderão ser direcionados para outras áreas prioritárias, como saúde e educação”.
Iluminação especial e campanhas de conscientização
Entre as vantagens da nova iluminação, estão os destaques para os principais monumentos históricos da cidade, como a Praça da Matriz, que ganharão iluminação especial, além da tradicional iluminação de Natal, que será renovada com novos arranjos e formatos.
Através da PPP, a cidade também contará com iluminação temática para campanhas de conscientização sobre saúde e bem-estar. A iluminação será adaptada para destacar campanhas como o Janeiro Branco, o Maio Amarelo, o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que serão visíveis em pontos de grande fluxo de pessoas.
A assinatura do contrato da PPP contou com a presença de autoridades do Poder Executivo e Legislativo, além de representantes do setor produtivo, como o presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Max Coelho. O presidente da Câmara Municipal, Gilsão Meu Povo, esteve presente com todos os vereadores, mostrando apoio à gestão do prefeito Vilela. O prefeito também foi acompanhado por toda a sua equipe de secretários.