Câmara de Aparecida participa do lançamento da Campanha Maio Amarelo 2025

Foto: Marcelo Silva
A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia participou, na manhã desta sexta-feira, 09, do lançamento oficial da Campanha Maio Amarelo 2025. A iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA), e integra um movimento internacional de conscientização voltado à redução dos sinistros de trânsito.
Com o tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”, a abertura da campanha foi realizada no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa e contou com a presença do prefeito Leandro Vilela, do presidente da Câmara, vereador Gilsão Meu Povo, de uma comitiva de parlamentares, com destaque para o vereador Neto Gomes, instrutor de trânsito e atuante na área, além de representantes da sociedade civil.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, a campanha marca o início de uma série de ações educativas que serão desenvolvidas ao longo do mês de maio. Segundo o secretário executivo de Trânsito, coronel Éder Fernandes, o objetivo é promover uma reflexão profunda sobre os hábitos cotidianos no trânsito.

Durante a solenidade, o presidente Gilsão concedeu a palavra ao vereador Neto Gomes, que representa as autoescolas no município e reforçou a importância da conscientização no trânsito.
“Tenho como profissão a atuação como instrutor de trânsito. Cresci em um lar onde a educação para o trânsito sempre foi prioridade. Também sou diretor de ensino de autoescola. Meu pai é proprietário de uma autoescola e também presidente da Associação de Autoescolas de Aparecida de Goiânia. Já fui proprietário de uma autoescola por muitos anos e, hoje, atuo como vereador. Por isso, tenho prerrogativas para estar aqui, construindo essa parceria com a Prefeitura, com a Secretaria de Trânsito e com a Secretaria de Segurança Pública, representando a nossa categoria junto à cidade”, explicou Gomes, que trouxe dados alarmantes sobre os índices de acidentes fatais no trânsito.
“Todos os anos, mais de 30 mil vidas são perdidas no Brasil em acidentes de trânsito. Isso significa uma morte a cada 15 minutos. Durante o tempo em que estamos reunidos aqui, em média, quatro pessoas já perderam a vida”, alertou.
Para o parlamentar, a conscientização é o caminho para transformar essa realidade.
“Precisamos sair de casa conscientes de que podemos perder a nossa vida ou tirar a vida de alguém. Não adianta sair atrasado, com pressa, e não chegar ao destino. Ou pior, impedir que alguém chegue ao seu. Não adianta beber e depois assumir a direção, correndo o risco de não voltar para casa porque a nossa vida foi ceifada por uma atitude imprudente. Mudar essa realidade depende de uma única coisa: consciência. No mês passado, perdemos uma família inteira da rede municipal de educação da nossa cidade em um acidente de trânsito, por falta de consciência, por imprudência. Cabe a nós a decisão de mudar essa realidade. A consciência começa em cada um. Não adianta tentar conscientizar o outro se eu mesmo não tiver essa consciência”, clamou o vereador.
A campanha Maio Amarelo 2025 contará com uma série de atividades programadas:
– Blitz Educativas (15/05): Ações serão realizadas em pontos estratégicos da cidade, com distribuição de materiais informativos, orientações a motoristas e a oficina de choque, que simula situações reais de acidentes, visando alertar para os perigos da imprudência.
– Exposição Temática no Aparecida Shopping (19 a 23/05): A mostra abordará segurança viária, comportamento responsável e apresentará estatísticas locais sobre acidentes de trânsito.
– Inauguração da nova sede da SMTA (23/05): A população receberá oficialmente a nova sede da Secretaria Executiva de Trânsito, no centro da cidade. A unidade contará com estrutura ampliada para atendimento e fortalecerá as ações do órgão.
A campanha integra o movimento Maio Amarelo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, como parte da Década de Ação para a Segurança no Trânsito. Em 2025, o tema nacional definido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) é “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”.

Além do Presidente Gilsão e do vereador Neto Gomes, também estiveram presentes os parlamentares Almeidinha, André Fortaleza, Arnaldo Leite, Ataídes Neguinho, Bi Dourado, Camila Rosa, Cristiano Zoi, Dieyme Vasconcelos, Edinho, Felipe Cortez, Gleison Flávio, Isaac Martins, Lipe Gomes, Mazinho Baiano, Mazinho do Madre Germana, Olair Silva, Professor Clusemar, Roberto Chaveiro, Rogério Almeida, Rosinaldo Boy e Tales de Castro.